quarta-feira, 11 de abril de 2012

Um ano de Acre e Doce

Aniversários são alturas de reflexão. Tempo de olhar para o passado e para o futuro. Assim, hoje, por aqui, é dia de balanço. 
Recuo um ano e vejo a minha vida mais pobre. Penso no muito que este blogue me trouxe. Conhecimento. Diversão.Vontade de crescer a vários níveis. Nos textos, nas receitas, nas fotografias. Pessoas. Acima de tudo, este blogue trouxe-me pessoas. Umas, virtuais, visitantes mais ou menos assíduas. Outras, bem reais. Amigas. Que permanecerão. E que trouxeram outras amigas. Uma espécie de facebook de carne e osso. Olho para este ano e orgulho-me. Não aquele orgulho de quem acha que faz tudo bem. Nada disso. Abro os posts e vejo tantos defeitos. Nas receitas, nas fotografias, nos textos. No entanto, orgulho-me de ter criado este espaço que é totalmente feito por mim. E fico imensamente feliz quando alguém me diz que gosta de me visitar. 
Às vezes, penso no futuro deste blogue. Durante quanto tempo existirá? Mais um ano? Cinco? Dez? Durante quanto tempo mais sentirei este entusiasmo? Chegará a altura em que pensarei que já tudo foi dito? Espero que não. Espero que no dia em que parar de escrever aqui, seja porque já não me apetece. Não por não ter nada a dizer. É triste pensar nessa possibilidade. Por enquanto, apetece-me. Ainda me sinto motivada. Ainda gosto de cozinhar e ir anotando as quantidades de cada ingrediente. Ainda tenho paciência para torturar a família e amigos, impedindo-os de comer, enquanto fotografo a comida:) Ainda gosto de vir aqui contar como têm sido os meus dias. Ou uma nova conquista do Manel. Ou partilhar uma música que descobri. Ou falar de um filme ou série que me marcou.
Muito obrigada a todos quantos passam por aqui. Obrigada àqueles que deixam comentários, aos que me dizem que experimentaram uma receita e gostaram, aos que clicam "gosto" no facebook, aos que mandam e-mails a falar de coisas que não podem dizer no blogue, aos que não dizem nada, mas continuam a vir cá. Voltem sempre. A porta continua aberta. Espero que por muitos anos.


A receita que vos trago hoje não foi feita para o aniversário do blogue. Foi feita para o aniversário da minha mãe, que comemorámos a 3 de abril. Teve a sua existência real nesse dia e tem hoje a sua aparição virtual. Sirvam-se.

Bolo folhado com ovos moles


Ovos moles
10 gemas
310 g de açúcar
190 g de água

Preparação:
Levar o açúcar ao lume, até fazer ponto de pérola (na Bimby, 15 minutos, varoma, velocidade 2). Deixe arrefecer um pouco.
Numa taça à parte, desfaça as gemas, e junte um pouco de calda de açúcar, em fio, mexendo sempre, para não cozerem.
Em seguida, leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar (na receita original, os ovos engrossam na Bimby, durante 5 minutos, a 100 graus, na velocidade 1 1/2. No entanto, os meus nunca engrossaram. Acabei por os passar para o fogão, onde engrossaram em poucos minutos).


Bolo folhado
3 embalagens de massa folhada retangular (usei 2 kg de massa folhada, comprada numa padaria)
ovos moles (a receita acima)

Preparação:
Abra a massa folhada e corte ao meio, de forma a ficar com dois retângulos. Leve ao forno e deixe cozer até ficar ligeiramente dourada (para ficar crocante ao trincar). Repita para as quatro placas de massa (2 embalagens.
Com a última embalagem, faça a parte superior do bolo: abra a massa folhada e corte ao meio, obtendo, assim, dois retângulos. Corte um deles em tiras horizontais de mais ou menos 1 cm e o outro em tiras verticais com a mesma espessura. Depois, teça as tiras, de forma a obter um encanastrado regular (Se desejar, pode ver um esquema do encanastrado aqui. As tiras tendem a encolher, por isso tem que as ir esticando, de modo a que ficam todas com o mesmo tamanho). Leve ao forno até ficar dourado.

Montagem do bolo:
Coloque uma placa de massa folhada num prato de servir. Barre com ovos moles e coloque outra placa de massa folhada. Repita a operação até acabarem as placas, inclusive a encanastrada. Reserve um pouco de ovos moles para barrar as partes laterais do bolo (esqueci-me:)
Polvilhe com açúcar em pó.


Sirva, de preferência com uma taça de champanhe. 


Fonte: Blogue http://caderninhodereceitas1.blogspot.pt/2011/01/delicia-reencontrada.html

49 comentários:

  1. Ilídia em primeiro lugar quero dar-te os parabéns por este trabalho excelente durante este ultimo ano, espero que seja para continuar por muitos e muitos anos :)
    O bolo é totalmente do meu agrado, é seguramente o meu bolo preferido já fiz imensas vezes e não me canso, adoro.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Parabéns. Gosto muito deste cantinho :)

    ResponderEliminar
  3. O bolo está mesmo lindo, parabéns pelo aniversário da tua Mãe e muitos parabéns por este primeiro ano do teu blog, que seja o primeiro de muitos e bons!

    ResponderEliminar
  4. Hum...comer esse bolo deve ser um delírio... que lindo que ficou, que delícia que deve ser...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu sou dos que vêm sempre, mas nunca digo nada, porque fico sem palavras :)
    Admiro a tua paciência, a dedicação, a atenção aos pormenores e o bom-gosto, mas tu já sabes isso...
    Parabéns pelo blogue, parabéns à tua mãe e beijinhos para todos.

    ResponderEliminar
  6. Desejo muitos anos de vida ao teu blogue. Que tenhas sempre motivação e inspiração para escreveres os teus lindos textos e partilhares as tuas receitas :)
    O bolo ficou lindo ;) Parabens.

    Bejinhos

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Ilídia, o primeiro ano de um blogue é uma data importante e especial. E fico contente por te saber animada e motivada para continuar a partilhar receitas connosco por muitos e bons anos!
    Adorei o bolo, é super fácil de fazer e fica lindo. A ultima foto, da fatia, é de deixar qualquer um com água na boca. Penso que este bolo também resultaria bem recheado com chantilly e qualquer doce de frutos vermelhos, como por exemplo a framboesa. Sinto-me tentada a experimentar uma versão mais frutada :)

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, não digo que é dos melhores ou piores, é um dos que eu gosto.

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Um ano de blog e só hoje é que o descobri!
    Adorei. E fiquei fã :)!
    Obrigada pela partilha de receitas :)!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Pois é... lembro-me de ter visto nascer, nascemos praticamente mesma mesma altura - às vezes até penso que foi o ano do nascimento dos blogues, já que não somos únicas neste mês à um ano atrás).
    O que escreves é um pouco aquilo que sinto, fiquei muito mais rica neste ano.
    O futuro, também penso nele, não vou reter-me nele agora, sob pena de me afogar o presente.
    Uma coisa estou certa estou contente por ter encontrado este teu lugar, onde gosto de ler os textos, saborear as receitas e de sentir o Manel a brincar.
    Gostei do teu bolo, mas antes disso ofereço-te um pouco de carne, já que há algo que une, de certa forma, estes dois pratos: as mães http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/04/perna-de-carneiro-com-o-tempero-do.html
    Um beijinho e até para o ano, se Deus o permitir.
    <3 <3

    Para ti:
    ________/)______./¯"""/')
    ¯¯¯¯¯¯¯¯¯\)¯¯¯¯¯'\_„„„„\)

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo aniversário espero que seja a 1º de muitos, eu gosto de cá vir!
    E este bolo folhado com ovos moles, hummm muito bom!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  12. Muitos Parabéns Ilídia por este ano maravilhoso e de excelentes partilhas. É sempre tão bom vir aqui "cuscar" e assim espero que por muitos mais possamos festejar....
    O bolo ficou magnifico!

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  13. Muitos Parabéns pelo aniversário do blogue, que mais anos venham ela frente!
    Os parabéns à mamy ainda que com atraso.
    E quanto ao bolo, deve ter desaparecido num ápice, pelo aspecto que tem, tão bom...
    beijocas

    ResponderEliminar
  14. Lembro me das primeiras vezes que vim ao teu blog e de pensar que blogs destes deveriam haver mais. Continuo a pensar assim....Muitos Parabéns e que continues por muitos mais anos!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  15. Parabéns ao Blog e à autora :0) com o desejo que nos continuem a presentear com muitas mais publicações. O Bolo tem um aspecto delicioso.

    ResponderEliminar
  16. Muitos parabéns, Ilidia. Espero que continues a gostar de escrever aqui, que tenho a certeza que continuarei a visitar-te. Adorei esse bolo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Olá Ilídia, Parabéns ao "Acre e Doce"
    Que coincidência, a Vida no Paraíso faz hoje 4 anos!! :)
    Adorei o teu bolo, é muito parecido com o meu bolo de casamento a base é a mesma (massa folhada+ovos moles) ADORO é o bolo perfeito, portanto muito adequado para festejar o primeiro aniversário!! Vou levar uma fatia!
    Beijinhos e muitos anos de vida bloguista! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS: também me acontece muitas vezes enfurecer o marido e amigos com as fotografias aos pratos impedindo-os de comer enquanto fotografo! :D

      Eliminar
  18. Olá Ilídia
    Só um ano?! Parece-me que já conheço este espaço há mais tempo. Quase acredito que já vêm de muito longe estas visitas que te faço sempre que tens novidades(uso deliberado da segunda pessoa do singular ;)
    Gosto muito de tudo Ilídia. Dos textos, da comida, das fotografias, das emoções.
    Como tu própria escreves: «da cozinha, livros, filmes, séries, música, futilidades, coisas sérias» Coisas tuas!
    Muitos parabéns! O meu presente segue hoje à noite ;)

    ResponderEliminar
  19. Fiquei de boca aberta com o bolo, ficou brilhante!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Parabéns Ilídia.
    Já tanto foi dito, mas gostaria de acrescentar, que mesmo passando na maioria das vezes em silêncio, é muito bom sentir a tua companhia.
    Que a motivação para seguires com o Acre e Doce perdure, e floresça todas as primaveras.
    Parabéns à mãe, e parabéns pelo bolo que ficou lindo.Fiquei embevecida pela terceira fotografia;)
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Ilídia, muitos parabéns por este ano de blog!
    Um blog que eu adorei descobrir e que não passo sem visitar, sem cuscar as boas receitas, espreitar novas descobertas do Manel, ver opiniões de filmes e música. E sei que partilhamos alguns gostos. Obrigado por estares aí e nos brindares com os teus textos e fotografias. Vai ser sempre um prazer passar por cá. Que venham muitos anos!
    E o bolo, perfeito, adorei o efeito entrançado da massa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  22. Muitos, muitos Parabéns Ilídia :D
    Espero honestamente que seja por muitos mais pois gosto imenso deste teu espaço, das receitas e das belíssimas fotos.
    O bolo está divinal e verdadeiramente profissional :D

    ResponderEliminar
  23. Um dia também quero poder dizer o mesmo. Já tive momentos em que não me apeteceu, e, ainda bem que voltou a apetecer. Vale a pena ver o Acre e Doce na minha lista e segui-lo atentamente, ainda que muitas vezes fique sem palavras. Gosto de te ler. Gosto da forma de expressão. Gosto das fotos. Gosto do post do primeiro aniversário. Gosto desta partilha. E, gosto de saber, e, pensar, que daqui a 10 posso continuar a vir até aqui, e, sair sempre de sorriso nos lábios. Parabéns Ilídia.

    ResponderEliminar
  24. Um ano, então. E como uma decisão aparentemente pequena pode fazer tanta diferença. Penso nisto: se há um ano atrás não tivesses criado o teu blog, eu não saberia que nos Açores havia uma pessoa que tinha mesmo de conhecer. Alguém que se chama Ilídia. Que é assim tagarela como eu:) E que gosta de muitas coisas que me são fundamentais. Já enunciámos algumas delas. As que falta enunciar são sinal de que havemos de continuar a ser amigas.
    Só para dizer que ainda bem. Muito desse ainda bem. E que continue. Enquanto o fizeres com a verdade e a inteireza de que gosto tanto.

    Um beijo de aniversário.

    Mar

    ResponderEliminar
  25. **Parabéns! Pelo fantástico blog (que gosto muito de visitar!), pelas palavras de hoje, nas quais me revejo e por todas as receitas, textos e fotogafias que já aqui foram partilhadas! E é muito bom olhar para trás e ver defeitos, é sinal de evolução :)
    Bjinhos e que continues por cá durante muito mais tempo!!!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  26. Querida amiga:
    não há dúvida que tens do que te orgulhar. Este blog é como os livros que mais gosto: viciante! Faço sempre por passar cá todo o santo dia, às vezes até mais do que uma vez... pois gosto de ler quem te comenta... fico orgulhosa!
    Muitos parabéns por tratares tão bem do teu filhote Acreedoce e por partilhares isso connosco! Muitos parabéns pela genuinidade deste blog. Fico certa de que quem não te conhece pessoalmente, mas que te segue por aqui, gostaria ;)
    Um beijinho e que venham muitos mais aniversário ;).
    Maria

    ResponderEliminar
  27. Ainda me lembro do dia em que me disseste que estavas a pensar criar o teu próprio blogue. Foi na sala de professores e com a espontaneidade que te caracteriza, de quem diz as coisas sem ser por mal.Senti um misto de alegria e de tristeza.Na altura não consegui decifrar a causa dessa dualidade. Talvez por termos iniciado o Receitas ao Desafio três meses antes e por pensar que o grupo ia perder uma cozinheira cheia de entusiasmo.Só compreendi a tua decisão quando começei a sentir necessidade do meu próprio espaço. E estou tão contente por continuares a surpreender-nos com a tua maneira de ser contagiante e sincera.
    Muitos parabéns para ti.
    A tua mãe deve ter ficado embevecida com este bolo.
    Um abraço
    Patrícia

    ResponderEliminar
  28. Muitos parabéns ao blog e à Ilídia pelo carinho e dedicação que lhe dedica. Que continue a partilhar connosco as suas receitas e tudo o resto que desejar.
    O bolo deixa água na boca a qualquer um.
    Um beijo de parabéns

    ResponderEliminar
  29. Olá, Ilídia!Há um ano a tua vida era mais pobre...e a nossa também!Vieste enriquecer a blogosfera com os teus maravilhosos textos, receitas e fotos! E vejo que tens a energia(e o dom!) para continuar a nos contagiar com alegria! Um brinde e uma fatia deste delicioso bolo para este fantástico blogue! Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Parabéns por este novo aninho =) Espero que venham bem mais que este e que os próximos tenham tantas alegrias e satisfações.
    Ainda bem que gostas-te da delicia, é o bolo que mais gosto de fazer para minha família pois simplesmente adoram.
    Beijinhos e um ótimo ano que se aproxima

    ResponderEliminar
  31. Parabéns Ilídia, pelo teu primeiro ano de blog! Espero que continues a gostar da experiência, para poder continuar a visitar este teu cantinho maravilhoso por muito mais anos. Obrigada por partilhares um pouquinho da tua vida connosco. :) Quanto ao bolo, a fatia está sinceramente tentadora... Beijinho!

    ResponderEliminar
  32. Muitos parabéns! Beijinhos
    Ci

    ResponderEliminar
  33. Parabéns, pelo ano inteiro. Pelas vezes que cliquei no Acre e Doce e que me trouxe alegria. Porque há sempre luz e coisas boas e com um bom feeling vindas daí da ilha, pelas mãos da Ilídia.
    Muitos anos mais é o que desejo ! ~
    O bolo, a que chamamos encanastrado. O melhor, aqui perto é o de Águeda. E é sempre a minha irmã que mora em Aveiro que traz. Aí, pelas belas fotografias, o melhor encanastrado é teu. Tomo a liberdade do "teu" !

    Um beijinho!
    da Catarina

    ResponderEliminar
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  35. Parabéns tem um excelente blogue e esse bolo ui nem se fala beijinhos:)

    ResponderEliminar
  36. Parabéns!
    Tem sido um prazer acompanhar o teu blogue durante este ano, penso que sou leitora desde quase o princípio :)
    Votos de que continues o teu belíssimo trabalho por muitos anos.
    bjs

    ResponderEliminar
  37. Olá, Ilídia!
    Que nunca te faltem as palavras, nem a arte na cozinha, pois o espaço que construíste já não pertence só a ti. Todos os fãs reclamam o direito a "mais acre que doce" por muitos anos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  38. Ilídia,
    Muitos Parabéns pelo primeiro ano do teu blogue, é com enorme prazer que sempre passo por aqui e com enorme admiração que leio os teus textos e aprecio as tuas receitas e fotografias:)
    Espero que continues a enriquecer a blogoesfera por muitos e bons anos, sempre com esta qualidade a que já me habituaste e com as maravilhosas receitas que partilhas, como a deste magnífico bolo folhado que está simplesmente irresistível!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  39. Muitos parabéns pelo blog e acredita que não vais ficar sem o que dizer e o que fazer.. a ideia agora é continuar, a serio não vais conseguir parar comigo aconteceu isso. beijo e eu cá estou sempre

    ResponderEliminar
  40. Ilidia, muitos parabéns ao Acre e Doce. Desejo que continue por muitos mais anos, sempre recheado de boas receitas, fotos e histórias.
    Parabéns também à mãe, o bolo ficou lindo.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  41. Muitos parabéns por um ano de existência. Leio-te sempre de forma doce, apesar de saber que (gastronomicamente falando) te revês mais no acre ;) Que venham mais anos de entusiasmo. Porque só assim faz sentido estar por aqui. Porque dessa forma, nos faz também bem.
    Babette

    ResponderEliminar
  42. Muitos Parabéns pelo aniversário do blogue e que contes muitos com a qualidade de sempre.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  43. Minha querida amiga! Como o tempo VOA!!!!! Parece a foi ontem a me ligaste, estava eu nas Flores, a dar-me a novidade... E, desde então, vejo q cresceste imenso! Tu e o teu acre e doce:) é sp um enorme prazer aqui vir e ler, reler alguns (q me marcaram especialmente), enfim! De uma coisa estou certa: tenho sérias dúvidas q um dia te acabem as palavras, n a ti!!!!:) beijinho MUITO Gd de parabéns! (dá um tb à tua mãe:) Márcia (a quem mt fizeste companhia madrugadas dentro:))))))

    ResponderEliminar
  44. Muito obrigada a todos pelos vossos comentários tão calorosos. Encheram-me a alma :) Se algum dia me sentir desanimada, virei aqui. Ler as vossas palavras de encorajamento será o suficiente para que a motivação volte:)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  45. Parabéns Ilídia! Só com um ano e este já é um Senhor Blogue ;)
    O bolo parece ser delicioso. Também gostei do post da regueifa doce, um gesto ternurento :)
    Beijos
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, muito obrigada pelo elogio. Vindo de uma pasteleira como tu, tem um sabor especial :)
      Beijos

      Eliminar
  46. OMG !!! não sei como me escapou este post !!!! Parabens minha doçe e linda, vizinha, amiga, e prima.. Adoro~te a ti e o teu blog, desejo muitos, e muitos anos, de texto fabulosos, fotos fantasticas, e receitas deliciosas !!!! Beijosss~Diana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, não te preocupes. Obrigada pelas tuas palavras. Tu também foste uma das pessoas que vieram com o blogue. Posso dizer que com este blogue ganhei uma prima :)
      Beijos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.