domingo, 15 de abril de 2012

Aniversário numa sexta-feira 13

O meu irmão fez anos esta sexta-feira, dia 13. Convidou-nos para um jantarzinho íntimo, em casa dele. Quando chegámos, fomos recebidos por uns patés deliciosos, preparados pela minha cunhada (de queijo azul, de chouriço e um de legumes, que não fotografei). Dali a pouco, chegou a minha mãe, com o prato principal, também escolhido por ele. Como sempre, fui eu que fiz o bolo. Perguntei-lhe que bolo queria: Red velvet, como o do ano passadoPediu-me bolo de iogurte, o novo preferido. 



Usei esta receita, e fi-la duas vezes, a receita simples e outra versão, à qual juntei uma colher de chocolate em pó. Para um ar mais festivo, recheei-o e cobri-o com mais chocolate.


Cobertura de chocolate:
1 tablete de chocolate para culinária
1 pacote de natas
1 colher de sopa de manteiga


Preparação na Bimby: 
Triturei o chocolate, alguns segundos, na velocidade 9. Juntei as natas e a manteiga e programei 8 minutos, 100 graus, velocidade 1.


Preparação tradicional (não testada):
Derreter o chocolate (em banho-maria). Levar ao lume o chocolate, as natas e a manteiga, mexendo até obter um creme brilhante e uniforme.





20 comentários:

  1. Ilídia o mano devia ter adorado o bolo, esta com um aspecto divinal :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Nada melhor do que estar ao lado de quem gostamos a partilhar momentos especiais, melhor ainda se esses momentos forem recheados de coisas deliciosas e banhados com um belo vinho! Beijo

    ResponderEliminar
  3. Ficou espectacular o bolo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O bolinho deixou-me agua na boca!
    Ficou muito bonito!
    beijinho e bom Domingo!

    ResponderEliminar
  5. Que bom, que agora o "nosso" bolo de iogurte tenha chegado a ter honras de bolo de aniversário!... Por aqui, também continuo a ter pedidos de bis. Sobretudo pelo meu Rodrigo. "Há bolo de iogurte?", pergunta muitas vezes. Já o fiz de novo simples, com passas misturadas e até com passas e nozes. Fica sempre bom. Agora uma variação com chocolate. E festiva! Um beijo de parabéns ao teu irmão. Gosto muito de dias 13. Particularmente sextas-feiras ;) Uma das poucas superstições que não me devem afligir!
    Babette

    ResponderEliminar
  6. O bolo ficou mesmo bonito. A foto da fatia está o máximo. :) E os bolinhos de iogurte são tão bons... E já agora, parabéns ao teu irmão! É um sortudo, por ter tantas pessoas a fazerem-lhe delícias para o aniversário. :) Beijinho

    ResponderEliminar
  7. E que belo bolo de aniversário ficou...adorei o contraste de cores...ficou fantástico.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabens "atrasados" ao mano :) Com uma mana sempre a mimar assim, não podia ser mais feliz :)
    O bolo ficou muito bonito... estás a ficar uma profissional ;)

    Beijinhos e até amanhã :)

    ResponderEliminar
  9. E assim se transforma um bolo simples num bolo fantástico, com muito bom aspeto e especial para o seu irmão!

    ResponderEliminar
  10. Com esse jantar, a sexta feira 13 foi só sorte!

    ResponderEliminar
  11. Olá Ilídia:)
    O meu cunhado também fez anos nesse dia, mas não teve tanta sorte no bolinho, que esse ficou simplesmente soberbo...! Adorei as camadas, ficou lindíssimo:)
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Nada como o bom velho bolo de iogurte. Fica e sabe sempre bem. E, ainda mais quando é feito com carinho para alguém que adoramos.A minha mãe prefere o meu bolo de iogurte ao dela :)
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns ao teu irmão, o bolo ficou lindo e decerto foi bem apreciado!

    ResponderEliminar
  14. Patê de chouriço... brutal! Não podes por a receita? deve ser uma maravilha! adorei!

    ResponderEliminar
  15. Um bolo perfeito para celebrar!
    O bom bolo de iogurte é sempre um clássico adorado, e também gosto muito do red velvet, sabor e textura.
    Num dia destes a cobertura é gulosa e perdoada :)
    Parabéns ao irmão.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Aniversários em dia treze são-me particularmente queridos:) O António nasceu num dia treze. Ainda não coincidiu com uma sexta-feira. Os meus parabéns ao teu irmão. Pelo óbvio. E por gostar de bolo de iogurte. Ficou lindo, o bolo que tem uma base quase inofensiva. Assim vestido de festa fica de não esquecer. Como o aniversário que terão celebrado todos juntos. Por estarem juntos.

    Dias bons para ti e para os que te fazem bem.

    Mar

    ResponderEliminar
  17. Obrigada a todas :) Vou contar-vos uma coisa: apesar de toda a gente ter elogiado o bolo (e de eu também ter gostado), prefiro a versão simples, sem cobertura. Adoro a crosta que se forma e que fica "estragada" pela cobertura de chocolate. Ninguém concordou comigo, todos disseram que estava perfeito. No entanto, para mim, bolo de iogurte é simples :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Que bom poderes partilhar estes dias especiais em que toda a família se junta, e ainda cosegues tirar umas fotografias tão bonitas do bolo!!

    boa semana e fico à espera de ver as novas aventuras do teu menino com os cupcakes :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.