segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Pão como nos livros


Este pão lembra-me os pães da minha infância. Não que a minha mãe ou avó fizessem pães com este formato. Mas porque os pães dos livros que eu lia tinham todos esta aparência. Pelo menos na minha cabeça. Quando lia algo como "sentaram-se a comer ovos cozidos, pão com compota caseira com pedaços de fruta e, a seguir, maçãs suculentas" *, começava logo a ver pãezinhos como este. Curiosamente, a expressão "maçãs suculentas" não tinha o mesmo efeito :) Mas as compotas, o "pão fresco" e as carnes frias com que a Zé e os amigos recarregavam baterias antes de mais uma aventura faziam-me delirar. Este, de centeio, é bastante saudável, pois não leva nenhum tipo de gordura. Sim, porque ao contrário d'Os Cinco, que gastavam muita energia em todas aquelas aventuras, eu tenho uma vida um bocadinho mais sedentária e tenho de olhar por mim :)

* Os Cinco e os Saltimbancos, Enid Blyton

PÃO DE CENTEIO

Ingredientes para a massa de levedura:
100 g de água
25 g de fermento de padeiro fresco
100 g de farinha, tipo 65

Ingredientes para o pão:
250 g de água
2 colheres de chá de sal
350 g de farinha de centeio
50 g de farinha, tipo 65

Preparação da massa de levedura:
Coloque no copo a água, o fermento e programe 1 minuto, 37 graus, velocidade 2 (se for no tacho, deixe que o fermento se funda com a água).
Junte a farinha e envolva 10 segundos, velocidade 3. Retire para uma taça e deixe que dobre de volume num local morno.

Preparação do pão:
Deite no copo a água, o sal e programe 1 minuto, 37 graus, velocidade 1.
Junte a massa de levedura reservada, 200 g de farinha de centeio e envolva 5 segundos, velocidade 6.
Adicione as restantes farinhas e programe 2 minutos, velocidade espiga (sem a Bimby, significa arregaçar as mangas e amassar - ouviste, L?;)
Retire, dê a forma desejada ao pão, coloque-o num tabuleiro enfarinhado. Faça os cortes na parte superior e deixe levedar até dobrar de volume.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, cerca de 40-45 minutos. Coloque no forno um recipiente com água, pois desta forma o pão ficará mais crocante.

Fonte: A Bimby - Massas e Doces, Vorwerk



22 comentários:

  1. Que belo pãozinho fizeste tu. Até lhe sinto o cheiro. Ficou lindo mesmo a lembrar aqueles pães dos desenhos animados que via na tv.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá :)

    Adorei este pão, está lindo, só apetece roubar um pedaço! Esta receita vai para a lista de receitas a experimentar, sem qualquer margem para dúvidas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Mais uma receita maravilhosa e o mesmo imaginário da minha infância.
    Penso que foram os únicos livros que reli. Companheiros de tantas aventuras.
    Agora nunca releio porque penso sempre nos tantos outros que quero descobrir. Mas nAo sei se algum me voltou a entusiasmar tão intensamente...
    Sim, mas que saudades dos Cinco!
    Um abraço de boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Ilidia
    Que maravilhoso pãozinho.
    Gostei da Refer~encia à Enid Blyton, venham os Cinco e os Sete:)
    B js

    ResponderEliminar
  5. Que lindo pão, é definitivamente retirado do nosso imaginário (curiosamente eu também imaginava os pães assim, com sulcos onde cortariamos as fatias, direitinhas, mesmo sendo com as mãos!)

    ResponderEliminar
  6. Adoro pão de centeio... esse parece excelente!
    Receita guardada! bjins :D

    ResponderEliminar
  7. Ficou um pão lindíssimo! Dá mesmo vontade de provar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Efeitos colaterais da literatura. Uma descrição ser a realidade que projectamos. Num imaginário só nosso. Mas feito de coisas que até nem são só nossas. Acontecia-me o mesmo. Muito principalmente nas descrições de comida. E sim, o pão teria esta configuração. Assim mesmo como o teu. Com migalhas e tudo. Obrigada pelo teu texto. Pela imagem. E por fazeres com que me lembre que nunca fiz pão em casa. A ver se arranjo maneira de mudar isso:)

    Um beijo da tua amiga Mar.

    ResponderEliminar
  9. E eu passava horas sentada debaixo de uma oliveira na quinta dos meus avós a ler esses livros ☺. Também havia cheiro a pão, mas era de milho e bolas, daquelas que levavam sardinha por cima... ai, por momentos viajei no tempo!
    O pão ficou delicioso! Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Exatamente como o imaginei quando me falaste dele, com os sulcos. E crocante como eu gosto, cheio de côdea estaladiça....

    Patrícia

    Afinal ainda não foi hoje que saiu a trança. Mas, confesso, ganhei ânimo ao ver este paozinho.

    ResponderEliminar
  11. Ficou um pão bem rústico! Antigamente fazia-se sempre esse tipo de fermento separadamente, tenho de experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Um belo de um pão. Lá de vez em quando faço mas no forno de lenha e amassado com as mãozinhas. Porque essa coisa da Bimby deixa-me deveras confusa. Espero que o faças e o partilhes com as "Meninas" num lanche mais próximo.

    Beijos e bons cozinhados

    Lídia

    ResponderEliminar
  13. Tenho que experimentar, pelo menos o aspecto é fantástico!
    Também me recordo bem dos fantásticos lanches dos 5! Dava-me sempre fome só de imaginar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Este pão quase nos faz sonhar, com outros tempos (em que lia os Cinco), com outras vontades. Ficou uma perfeição, muito rústico e com uma crosta invejável.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Ilidia,
    O pão ficou fabuloso e adorei a referência aos Cinco, os meus livros favoritos e entre eles essa aventura era a minha predilecta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Que saudades dos livros d'Os Cinco. As tardes que eu passei a ler esses livrinhos. :) Adorei o pão, e logo de centeio, o meu preferido. Maravilhoso com as tais compotas com pedaços de frutas. :) Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Adoro pão de centeio, ainda ontem fiz um, para a próxima faço esta tua receita. Ficou com um aspecto muito tentador.
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  18. Olá, adorei o pão, pois o centeio é o meu preferido. Quero experimentar a receita mas não sei onde comprar a farinha de centeio. Pode indicar me onde comprar? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anna. Costumo comprar no supermercado. Caso não encontre, procure numa loja de produtos naturais, pois encontra quase de certeza.

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.