sábado, 19 de novembro de 2011

Um assado de outono

Já há muito tempo que não tinha um sábado assim. Inteiramente dedicado à casa. De manhã, compras na Biofontinhas. Depois do almoço, lavar os legumes e as verduras, fazer sopa, um bolo verde, com o Manel, pôr a carne a marinar para o jantar. Só voltei a sair para ir ao jardim decidir, com o meu pai, onde plantar as minhas novas ervas aromáticas: tomilho, caril, salva, lavanda e erva-limão. Quando olho para o meu canteiro, pareço uma criança feliz:)
Num dia como o de hoje, a comida tinha de ser feita no forno. Com todas as conotações que estes pratos têm para mim: calor, conforto, aconchego, felicidade. Aqueci o forno apenas a 170 graus, para que a carne assasse lentamente. No momento em que escrevo este texto, falta cerca de meia hora para o assado estar pronto. Estou a ouvir Tony Bennett, que calor e aconchego nunca são de mais.


1 lombo de porco, com 1kg, aproximadamente
Sumo de 2 laranjas
1 haste de estragão
6 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
8 batatas pequenas
2 marmelos
Manteiga q.b.
Azeite q.b. para selar a carne.

Umas hora antes (cinco, mais precisamente), pus a carne a marinar no sumo de laranja, temperado com os alhos esmagados, o estragão, o sal e a pimenta.
Selei a carne, de todos os lados, em azeite. Coloquei-a numa assadeira e reguei-a com a marinada. Sobre a carne, coloquei três nozinhas de manteiga. À volta, coloquei as batatas e os marmelos, descascados e cortados em quartos.
Levei ao forno a 170 graus, regando de vezem quando com o molho.

9 comentários:

  1. Planta que eu congelo :)
    Com tanta alegria no coração e esta miusisquinha a acompanhar só podia sair um excelente cozinhado (o meu almoço foi uma sugestão tua...depois logo conto)
    Boa colheita
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de ervas aromáticas, mas falta-me mão para elas. Sobrevive na varanda a hortelã. Os meus amados e predilectos coentros morreram com o fim do verão :(
    Boa continuação de fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Que feliz, um dia de casa... Com os assados que sempre confortam e a música intimista do Tony Bennet.
    Um bom domingo
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Eu também fico tão feliz quando olho para as minhas aromáticas :) E como elas crescem!
    Um assado bem aconchegante, gosto do marmelo.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. O meu sábado também foi de andar por casa. Soube bem, que passo a vida de um lado para o outro, a lamentar não estar quieta a olhar o fogo na lareira:) E sabe outra coisa? Com este mar todo entre nós, coincidimos em mais uma coisa: no assado. Fiz ontem para o jantar. Uma bela peça de vitela, do talho de sempre. E castanhas. E cenouras. Muito de casa, que foi.

    Que o seu domingo esteja a ser de casa, também. Os dias assim pedem esse recolhimento.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Também gosto imenso de dias frios para ficar em casa. E se possivel com um assado como este, divinal.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Que apetitoso assado!
    Hoje também houve assado cá em casa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Costumo dizer q no Verão ninguém me apanha em casa, mas de Inverno ninguém me arranca de casa. Adoro estar em casa e ouvir a chuva lá fora, de preferência com um belo assadinho no forno.

    Beijinho e bom resto de domingo.

    ResponderEliminar
  9. Uma mistura mesmo deliciosa, que maravilha de aspecto!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.