segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Casa

Sou uma pessoa de casa. Para mim, a casa não é o lugar onde se vem dormir, comer e ver televisão. É muito mais do que isso. É o lugar onde vivo, onde gosto de estar. Para mim, é um prazer estar em casa. Aproveitar a casa. Gozar a casa. Por isso me sabe sempre tão bem regressar de viagem. Quase tão bem como ir. Já não consigo, como antes, estar um mês inteiro fora. Gosto de reservar uns dias de férias para estar em casa. Ao contrário da maioria das pessoas, não desespero se o tempo não está bom e tenho que ficar um dia sem ir à praia. Aproveito para me dedicar a tarefas de que gosto. Ir para o jardim, organizar coisas, cozinhar. Resumindo, dedico-me a ser dona de casa. E é bom, principalmente porque sei que não tarda nada estamos em setembro e de volta às correrias quotidianas. Hoje fui à praia de manhã, novamente acordada pelo galo Manuel. Nestas últimas duas semanas de férias, pretendo dedicar-me à casa. Organizar livros, ler e descansar, estendida na rede, cozinhar e preparar o inverno, enchendo a despensa, qual formiguinha, para que nada nos falte durante os meses mais frios.
Para aproveitar a abundância de tomates da nossa horta, fiz molho de tomate. Assim, naqueles dias em que há uma reunião até mais tarde ou em que não há vontade para cozinhar, basta abrir um frasquinho, juntar a uma massa ou usar numa pizza e temos jantar na mesa. Aproveito para partilhar, ainda, o tomate seco que fiz antes de ir de férias, cuja receita fui buscar ao fabuloso blogue da minha vizinha Elvira. Agora é só colocar estes frasquinhos ao lado dos das compotas e deliciar-me com a sensação de dever cumprido.

Nota: As receitas podem ser consultadas aqui.





5 comentários:

  1. "Home is the nicest word there is " Laura Ingalls Wilder

    Como eu te comprendo,já estou a quase 10 semanas dora de casa, por muito bom motivo.....mas já tenho saudades do meu cantinho, da minha casa. Bjo e abraço, Diana

    ResponderEliminar
  2. Bom dia alegria, talvez já estejas para onde vou agora com as minhas galinhas :) partilho contigo o gosto de estar em casa sem tirar nem pôr, gosto de reorganizar tudo com frequência, dá-me imenso gozo :) só me falta ter a casa, e, a tua parece ser bem bonita. beijinho e tem um bom dia.

    ResponderEliminar
  3. Partilho exactamente o mesmo gosto pela minha casa, que carinhosamente chamamos de Paraíso! Onde gostamos de viver com prazer no dia-a-dia, com pequenas coisas que fazem os dias felizes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Também partilho esse gosto pela casa. Um dos meus prazeres diários é almoçar em casa, sozinha, sem necessidade de ligar rádio ou tv, cozinhar só para mim, e quando ainda sobra tempo, olhar o mar pela janela, com um café a escaldar e duas páginas do livro do momento.

    ResponderEliminar
  5. Olá Ilídia:

    Absolutamente delicioso, este texto. Identifico-me profundamente. O meu Verão também tem sempre dias para isto. Para ficar em casa. No início, organizo a despensa. Descubro sempre que há coisas que devem ser remetidas para outro lugar. Que acumulamos demasiadas coisas, também. Livros, revistas. E fazer doces. Doce de tomate. Doce de figos, para ter sempre a possibilidade de uma sobremesa com sabor a Verão. Somos parecidas em muitas coisas, sabia? Muitas convergências que são coisas de casa e não só. E tão longe, não é? Um mar inteiro. Goze muito a sua casa.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.