terça-feira, 31 de maio de 2011

Uma sopa alegre para a minha criança


Há três anos sonhava contigo. Serias clarinho, como eu? Moreno, como o teu pai? Serias calado, como ele, ou tagarela, como eu? Há três anos, tinha uma barriga enorme. Estava impaciente. Nunca mais chegava a hora de te conhecer. Queria ter-te nos braços. Há três anos, sentava-me no puff do teu quarto, com a minha barriga enorme, e ficava a ouvir a tua música, passava a mão pelos livros que te queria ler. Perguntava-me se gostarias de me ouvir ler-te histórias. Se seria boa mãe. Tantas dúvidas. 
Hoje, sei que gostas de me ouvir ler-te histórias. Esforço-me por ser a melhor mãe possível, mas tenho consciência das minhas falhas. Esta consciência também faz parte da aprendizagem. Ter consciência de que se falha. De que não se é perfeito. Porém, tentar sê-lo. Ser mãe é isso tudo. Um turbilhão de pensamentos, de sentimentos. Nunca tive tanto medo. Nunca estive tão cansada. Nunca ninguém precisou tanto de mim. Nunca fui tão feliz.
Agora, as minhas perguntas são outras. Qual será o teu futuro neste país? Serei capaz de te proteger? Serás feliz? Um abraço afasta estes receios. Um "Gosto de ti, mamã" faz-me pensar apenas no presente e ter vontade de aproveitar intensamente cada momento.
Fiz-te a tua sopa preferida, de uma cor alegre. Como tu. Aqui está ela, com os teus "sinhores amarelos". Feliz dia da criança!


Ingredientes:
1 alho francês (a parte branca)
1 cebola
40 g de azeite
1 batata grande
1 couve-flor média
1 beterraba pequena
Água q.b.
Sal q.b.

Preparação (na Bimby):
No copo da Bimby, colocar o alho francês e a cebola e triturar 5 segundos, velocidade 5.
Refogar 5 minutos, 100 graus, velocidade 1. Juntar os restantes legumes, cortados em pedaços. Cobri-los com água e programar 25 minutos, na mesma temperatura e velocidade. No fim, triturar na velocidade 7, e servir.


15 comentários:

  1. Sou mãe a quase 12 anos, duvidas temos sempre, erros tambem aconteçem,mesmo assim faria tudo de novo, não imagine a minha vida sem os meus 3 patinhos, e o nosso anjinho da guarda. Uma das minhas frase favoritas é a seguinte "~~There is no way to be a perfect mother, and a million ways to be a good one~~....Grande Abraço, Di

    ResponderEliminar
  2. Ter um filho deve ser a melhor coisa do mundo.
    A sopinha ficou com uma cor magnífica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. As dúvidas fazem parte das nossas vidas. Dão-nos tempo para pensar e raciocinar sobre cada momento da nossa vida. Por vezes sentimo-nos inseguras, mas quando ultrapassada sentimo-nos as pessoas mais fortes do mundo.
    Depois de ter passado os mesmos medos que tu, e que todas as mães, aprendi que já não sei viver sem essas inseguranças e medos, porque mudam-se as idades, e tambem mudam-se os tipos dos medos!
    É preciso é que nossos filhos sejam felizes e para isso estamos sempre do seu lado.

    Bela sopinha...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ser mãe é mesmo a melhor coisa do mundo, apesar de andar-nos sempre com o coração apertadinho e cheio de receios, medos...
    Já o sou a 11 anos e a 4 repeti a expriência...
    A sopa ficou linda, nunca fiz sopa cor de rosa rsrs...

    ResponderEliminar
  5. Que sopa colorida, e com direito a bonecos para o distrair. As crianças são o melhor do mundo. Aquela ingenuidade deles arrasa o meu coração. O meu já tem 5 anos! E como disse a Felismina no comentario anterior, andamos sempre com o coraçao apertadinho... bjs

    ResponderEliminar
  6. Está tudo lindo!!!!
    Não vale a pena dizer mais nada...
    Um beijinho para ti e para o teu filhote!

    ResponderEliminar
  7. Os nossos filhos são a melhor coisa do mundo... Trazem-nos felicidade, amor, alguns problemas, mas acima de tudo muita alegria : ) Essa sopa esta com um aspecto maravilhoso, gostei muito da receita, ficou linda : D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Toda a comoção de ser mãe. Ou melhor, de tentar ser mãe. Não há receitas que nos valham, perante as dúvidas que atemorizam. Que nos fazem pensar se sim, se estaremos a fazer bem. Se serão felizes. Se estaremos a dar o melhor que podemos. Fica tanto, não é? Ficam os meses doces de encantamento e expectativa, enquanto se fazem pacientemente em nós. Nas nossas barrigas enormes. A sensação de sermos capazes de tudo. De irmos até onde for. Por eles.
    Escreveu muito bem sobre o amor que se tem a um filho, minha querida Ilídia. Sinto-me grata por ter chegado aqui. E pelas nossas comunicações que atravessam o mar.
    E apeteceu-me fazer uma sopa rosa para o meu filho. A ver se ele gosta, como o seu pequenino.
    E sabe, há-de correr tudo bem com eles. Enquanto não, damos-lhes estas coisas pequenas. Sopas rosa com "sinhores amarelos".

    Um beijo para si. E um outro para ele. Que gosta de Maria Callas aos três anos:)

    ResponderEliminar
  9. Que sopa tão amorosa. Que sorte que tem o Manel por ter uma mãe assim. Penso que o faz boas mães é mesmo esse medo e essas dúvidas, pois são elas que as fazem esforçar-se, para serem cada vez melhores.
    O V. está sempre a gozar comigo, a dizer que tenho o relógio biológico a "passar-se", mas a verdade é que anseio mais, e preocupo-me mais, com o meu futuro familiar, do que com o profissional. Mal posso esperar por sentir essas dúvidas, por sentir uma pessoa "pequenina" dentro de mim. Deve ser a melhor coisa do mundo.
    Beijinhos para si e para o Manel

    ResponderEliminar
  10. Tendo eu 4 sei bem do que falas e como eles nos preenchem e nos completam não me imagino a ser outra coisa senão mãe toda a vida...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. une belle soupe avec l'ajout de betterave ça donne une jolie couleurs un gros câlin pour le bébé
    bonne soirée

    ResponderEliminar
  12. Obrigada a todas por terem contribuído para tornar este post bem mais rico, com a partilha das vossas histórias.

    Picarota e Elisabete, que ainda não são mães, sei que é cliché, mas os filhos são mesmo a melhor coisa do mundo. Ser mãe não é fácil, mas é muito bom.

    Mar, fico contente que a minha sopa lhe tenha despertado o desejo de fazer uma para o António. Diga-me se ele gostou. E também estou muitíssimo grata por estas conversas "que atravessam o mar".

    Fimière, je vous remercie. Bisous


    Um beijo grande para todas.

    ResponderEliminar
  13. Adorei a receita, rápida, prática e bem saborosa.Tenha uma ótima noite. Um abraço, Marta.

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito de ler o teu texto, ser mãe é o melhor do mundo. E a sopinha faz qualquer criança feliz.
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.