sábado, 23 de abril de 2011

Trança com sabor a Páscoa



A Páscoa é a festa mais importante do calendário cristão. Porém, apesar de, nos Açores, a religião, particularmente a católica, ser vivida com muita intensidade, não damos à Páscoa a importância que se dá em certas zonas do continente. Cá, a festa começa mesmo é no domingo seguinte, com as festas do Espírito Santo, que se prolongam por oito semanas. Estas festas são uma mistura de sagrado com profano, em que se pagam promessas, se reza, se ri, se dança, se canta, se namora, se come e se bebe. Muito. Homens, mulheres, crianças, idosos, pobres, ricos, de esquerda, de direita, todos participam. Uns, por convicção. Outros, por obrigação, porque "fica feio" não ir. Mas, acima de tudo, porque são nossas. E não há iguais em mais lado nenhum.

Deixo-vos um excerto de uma outra festa, que bem podia ser a nossa. Mais um exemplo de que a Literatura é universal.

"O céu desce um pouco, a montanha sobe mais, e ninguém sabe ao certo a que reino pertence. Com a cuba do estômago cheia e a imagem da Santa espetada na fita do chapéu, um homem sente-se capaz de tudo: de matar o semelhante e de comungar. Ouve-se um padre-nosso e uma saraivada de asneiras ao mesmo tempo. E apaga-se naturalmente do espírito a estrema que separa o mundo real do irreal. Só quem vem de peito feito para cumprir à risca a devoção que o traz, seja ela qual for, consegue encontrar pé num tal mar de contradições."

                                                                             Miguel torga, "A Festa", in Novos Contos da Montanha


A receita que vos trago hoje não é tradicional dos Açores. É um clássico da Bimby. Como estamos perto da Páscoa, decidi adicionar-lhe um pouco de amêndoa para ficar com um ar mais festivo.

Ingredientes:
250 g de leite
100 g de margarina
50 g de açúcar
1 saqueta de fermento seco (usei 40 g de fermento de padeiro)
2 ovos
700 g de farinha
1 colher (de chá) de sal
1 gema de ovo para pincelar
amêndoa picada q.b.

Preparação:
Colocar no copo o leite, a margarina, o açúcar e programar 2 minutos/ 37 graus / velocidade 2.
Juntar o femento, os ovos e programar 10 segundos/ velocidade 6.
De seguida, adicionar a farinha, o sal e programar 3 minutos/ velocidade espiga.
Deixar levedar durante 20 minutos, num local morno.
Fazer três rolos iguais e formar uma trança. Pincelar com gema de ovo, fazer montinhos com o açúcar humidificado e polvilhar com a amêndoa picada.
Levar ao forno pré-aquecido a 50 graus até que dobre de volume, em seguida aumentar a temperatura para 180 graus cerca de 25 minutos.

Boa Páscoa!

6 comentários:

  1. Aí está a bela trança da Bimby com um toque de malvadez amendoado! Faz inveja a qualquer pasteleiro!Bjs Patrícia

    ResponderEliminar
  2. Que bonita ficou!
    Mesmo apetitosa.

    Boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  3. Tem um óptimo aspecto. Também passei o dia na cozinha a fazer folares e coisinhas boas para o domingo. :) Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  4. Que linda te ficou e bem apetitosa deve estar,

    beijinhos e uma Santa e Feliz Páscoa para ti e para os teus!!

    ResponderEliminar
  5. Depois de chegar da Missa da Vigilia Pascal e de neste momento ouvir os foguetes a rebentarem como sinal da ressurreição de Cristo, ia mesmo uma bela fatia da tua trança pascal!!
    Mas fico satisfeita com o Pão de Ló húmido que o Carlo comprou!!
    Estás mesmo um génio na cozinha!!! Não é graxa!!! Ah,ah.
    Feliz Páscoa!
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Bem sei como sabe bem essa trança...Recomendo. Recomendo também a leitura integral desse belo conto "A Festa", pois traduz, muito bem, o âmago de muitas festas. SANTA PÁSCOA!!! PMT

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.