quarta-feira, 25 de março de 2015

Portobello recheados para o brunch de domingo

Há quase um ano, conhecíamos os pintainhos com pantufas da Biofontinhas. Entretanto, os bebés cresceram. Elas transformaram-se em elegantes galinhas bicolores e ele, num garboso galo defensor da sua capoeira. A medo, e sob a proteção do Avelino, o Manel foi buscar os ovos acabados de pôr. E eu entretive-me a fotografar as galinhas dos ovos especiais. 




Guardei os ovos que trouxemos para preparar uma receita que os merecesse. Enquanto preparava o brunch de domingo, lembrei-me que haviam de ficar bem a encimar um cogumelo portobello.



Ingredientes para três:
3 cogumelos portobello grandes
2 colheres de azeite + um pouco para regar os cogumelos e untar a assadeira
1 cebola pequena, picada
60 g presunto em cubinhos 
queijo de cabra curado, a gosto
3 ovos (usei biológicos)
sal e pimenta, a gosto


Limpar os cogumelos, retirar-lhes os pés, regá-los com um pouco de azeite e colocá-los numa assadeira, untada.
Refogar a cebola com as duas colheres de azeite. Juntar o presunto e deixar cozinhar 2 a 3 minutos, em lume brando. Dividir a mistura pelos 3 cogumelos. Desfazer um pouco de queijo e distribuí-lo pelos cogumelos, para que derreta. Abrir um ovo sobre cada cogumelo, temperar a gema com sal e pimenta e levar ao forno a 180 graus, 15 a 20 minutos. Convém ir vigiando, para que o ovo não coza demais. Cá em casa, gostamos da gema bem líquida.








11 comentários:

  1. Ilidia,minha querida!
    Que delícia!!! Esses cogumelos ficaram,como diz meu mano ao adorar um preparado,um verdadeiro escândalo. ..E esses ovos fizeram toda a diferença,lindos a parecer gemas de ouro...E apaixonei-me pelas lindas galinhas,tenho várias delas a decorar minha cozinha, adoro!
    Um ótimo restinho de semana,beijinhos para vocês, Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficaram muito bons, Cátia :) E a gema a escorrer nem se fala ;) Aquelas galinhas são lindas, com as patas peludas. Apetece trazer uma para casa e fazer festinhas :)

      Uma boa semana.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Adoro cogumelos, que maravilha de sugestão!

    ResponderEliminar
  3. As galinhas dos ovos especiais:) Mesmo assim. A comida fica mesmo mais especial. Ainda ontem tive de fazer um almoço-flash e o recurso imediato foi mesmo em tons amarelos. Não esbranquiçado e sensaborão. Amarelo-sol. Sabes como é: há sempre ovos especiais no meu frigorífico.
    Gostei imenso desta tua hipótese. Um dia destes:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas galinhas põem ovos mesmo especiais. A alimentação é controladíssima: só plantas biológicas e aveia natural. Costumo ter ovos caseiros, de galinhas do campo, mas estes são ainda melhores. Quando os arranjo tenho de fazer com eles uma coisa que envolva gemas cruas ;)
      Espero que faças estes cogumelos um dia destes. Num domingo preguiçoso como o nosso :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Gostei da receita.
    Aqui em casa tambem tenho a sorte de ter ovinhos postos por galinhas do campo.
    Desses cogumelos fiz pela primeira vez na 2º. feira. com carne picada e queijo por cima, até a filha que não é muito dada a novidades gostou. Esta receita será sem duvida uma a seguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também costumo comprar ovos de galinhas do campo. Mas estes são ainda melhores devido à alimentação especial das galinhas. Essa versão de cogumelos com carne e queijo parece bem. Quem sabe um dia destes ;)

      Eliminar
  5. Olá Ilídia,
    sinto-me sempre tão bem ao passar cá, uma paz, uma alegria que transmites no texto e nas imagens.
    Adoro sentir isso, como que em casa :)
    E adoro este tipo de brunch, adorei a vossa mesa. E esses cogumelos com os ovinhos perfeitos, também gosto da gema líquida, para molhar no pão.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Inês.

      Fico muito feliz que gostes de me visitar :) Também gosto muito do teu Ananás e Hortelã :)
      Normalmente, aos domingos, almoçamos em casa dos meus pais. Se eles têm algum compromisso e almoçamos em casa, a opção é quase sempre um brunch com uns pitéus deste género.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.