quarta-feira, 19 de junho de 2013

Home made

Quem costuma passar por aqui conhece a minha mania das coisas feitas em casa. E sabe como gosto de produzir os alimentos que consumimos e de saber exatamente o que pomos no prato. É um orgulho ir à horta, colher legumes e vegetais e cozinhá-los logo de seguida.
A lavandaria cá de casa é um reflexo deste meu gosto. Desde há algum tempo que, para além das suas funções convencionais, também a utilizo para secar molhinhos de orégãos, que depois desfaço, coloco em frascos e utilizo nas minhas pizzas e pratos de massa. Recentemente, a fazer companhia aos orégãos, está um kit de cogumelos.
Já há algum tempo que tinha ouvido falar de cogumelos produzidos a partir de borras de café. Já tinha lido sobre o assunto e andava a investigar pontos de venda online. Entretanto, recebi uma mensagem da parte da empresa Cogus, a oferecer-me um kit, para que pudesse experimentar cultivar os meus próprios cogumelos. Aceitei a oferta, cumpri as instruções e, a juntar a acelgas, cebolas, cenouras e outros produtos hortícolas, agora também tenho cogumelos caseiros :) Tem sido muito divertido. Não dá trabalho nenhum (apenas duas borrifadelas de água por dia) e o prazer de ver os nossos cogumelos crescer de dia para dia é indescritível. Depois de duas semanas de espera, comecei a ver uns cogumelos minúsculos, que, numa semana, se transformaram nos belíssimos exemplares que podem ver nas fotos. Neste momento, estou à espera de ver surgir os da segunda colheita. Muito obrigada, Fernando Castro, pelo presente :)
Os meus orégãos caseiros:
 A primeira receita que fiz com os meus cogumelos foi esta massa (receita aqui), para o jantar de ontem. A juntar aos cogumelos, cebolas e alho francês da horta. Sabe bem cozinhar assim :)



 

6 comentários:

  1. Como te compreendo. Também adoro as coisas feitas e se possível criadas em casa. Aqui ainda nao surgiram os cogumelos para criar em casa e nao e possível trazer daí.
    A tua massa esta com um aspecto delecioso.
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  2. Que delícia! Recebi ontem o meu kit e também estou entusiasmada.. vamos la ver o que vai dar :)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. A refeição ficou com ótimo aspeto.
    Partilho deste gosto pelas coisas home made, caseirinhas... tão bom :)

    ResponderEliminar
  4. Uma amiga falou-me deste "admirável mundo novo", há uns dias:) Achei piada à ideia. Ficaram bem bonitos, os teus cogumelos "feitos em casa". Mais ainda porque depois os transformas e acrescentas. Com mais coisas "feitas em casa".

    Um beijo grande aí para as ilhas. Está sol, hoje:)

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha de prato! Esta refeição deve ser mesmo saborosa, a julgar pelas fotos! Parabéns!
    Beijinhos

    Sílvia Martins
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Hurray !!! Que bom...isso são coisas tão simples, que nos trazem tanta alegria !..Imagina tu a minha euforia quando descobri que temos bananas finalmente no nosso quintal !! Consolaaa :) Beijokas~Diana

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.